skip to Main Content

Como montar o planejamento da sua empresa para 2023

Entramos na reta final do ano, e, portanto, este é o momento ideal para começar o quanto antes a montagem do planejamento da sua empresa para 2023.

Com um planejamento completo e assertivo em mãos, você aumentará as chances de sucesso dos seus negócios no próximo ano e a assertividade das suas decisões.

Diante disso e da importância do assunto, o nosso time separou algumas dicas que podem ajudar você a estruturar os seus planos.

1.Avalie relatórios e indicadores do negócio

O primeiro passo para desenhar e construir o planejamento da sua empresa para 2023, é a análise dos relatórios, resultados e indicadores do último ano.

Faça uma avaliação detalhada, pontuando pontos positivos e negativos do período que está se encerrando, bem como um levantamento das ações de melhoria que precisam ser implementadas.

Você pode fazer uso dos relatórios fornecidos pelo seu contador, como o DRE e o balanço contábil, mas também deve consultar informações do sistema de gestão da sua empresa.

2.Defina metas e objetivos para 2023

Com os resultados alcançados no ano vigente em mãos, é hora de pensar nas metas e objetivos que precisam ser alcançadas no próximo ano.

Desenhe metas desafiadoras, mas que ao mesmo tempo sejam tangíveis, pois de nada adianta definir metas impossíveis de se alcançar.

São exemplos de metas que você pode inserir no seu planejamento:

  • Aumentar o volume de vendas em 30%
  • Reduzir custos do negócio em 20%
  • Abrir duas novas unidades;
  • Expandir as vendas para o e-commerce.

Não sabe por onde começar ou como traçar suas metas de negócio? Comece pela montagem da matriz SWOT da sua empresa.

Através desta ferramenta você conhecerá os pontos fortes e fracos do seu negócio, e poderá trabalhar com base nessas informações.

3.Organize a gestão financeira da empresa

Aproveite o período e a pausa para elaboração do planejamento 2023 e avalie a situação financeira da sua empresa.

Como está o seu fluxo de caixa? As receitas e despesas estão equilibradas ou a sua empresa passou a maior parte do ano no vermelho?

Se o ano foi difícil, este é o momento para revisar custos, verificar o que pode ser reduzido ou eliminado, bem como traçar estratégias para que no próximo as coisas melhorem.

Ao reduzir custos e garantir uma estrutura enxuta, você aumenta os lucros do negócio e acelera o crescimento.

4.Invista em um planejamento tributário para reduzir impostos

A falta de planejamento tributário tem contribuído de forma significativa para que muitas empresas percam espaço no mercado e competitividade.

Partindo deste princípio, aproveite a reta final do ano para conversar com a contabilidade, analisar a realidade da sua empresa e estudar alternativas legais para economia de impostos.

Talvez a sua empresa tenha direito a isenções e créditos fiscais que não estão sendo devidamente aproveitados ou pode começar o ano em um novo regime tributário, mais econômico.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o nosso blog e os conteúdos que publicamos semanalmente por aqui.

Precisa de mais informações e assessoria contábil especializada? Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

 

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendado só para você!
Você sabe quais são os regimes tributários existentes, como eles…