skip to Main Content
PIS/COFINS Monofásico Para Empresas Do Simples Nacional : Será Que Você Está Desperdiçando Dinheiro?

PIS/COFINS Monofásico para empresas do Simples Nacional : será que você está desperdiçando dinheiro?

O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias e uma das legislações mais complexas do mundo, o que dificulta muito a vida dos empresários. Para se manter no mercado e com uma boa saúde financeira, é muito importante economizar no pagamento de seus tributos. Se a sua empresa é optante do Simples Nacional, por exemplo, é essencial entender sobre o PIS/COFINS Monofásico. 

É necessário realizar um estudo detalhado das atividades do negócio para a então, verificação de possíveis benefícios. Isso faz parte do planejamento tributário, uma prática que leva assim, a redução do gasto com tributos, utilizando-se então,  de recursos e brechas previstos em lei. 

Dessa forma, que tal entender melhor então, sobre como isso funciona? Continue acompanhando o artigo! 

Entenda o que é Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime de tributação simplificado, que beneficia então, microempresas e empresas de pequeno porte (faturamento anual de até R$ 4,8 milhões). 

Desse modo, nele a maioria dos impostos são pagos numa única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é calculado então, e gerado pelo próprio portal da Receita Federal. Desse modo, isso diminui o tempo gasto e a necessidade de sistemas complexos para apuração. No DAS estão incluídos:

  • IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • PIS/PASEP (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
  • ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação);
  • ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Outra vantagem desse regime tributário é que as alíquotas são reduzidas quando comparadas aos outros regimes, o que reduz assim, os valores dos impostos pagos pela organização. 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade no Rio Grande do Sul | Gesswein Serviços Contábeis

Saiba o que é PIS/COFINS Monofásicos

O governo estabelece em sua legislação um sistema de tributação monofásica para alguns produtos, onde então, os impostos de PIS e COFINS incidentes sobre a receita de venda desse são pagos somente pela importadora e pela indústria. Assim, as etapas de comercialização seguintes ficam desobrigadas do pagamento de impostos. 

São exemplos de produtos enquadrados no sistema:

  • gasolinas e suas correntes, exceto gasolina de aviação, óleo diesel e suas correntes e gás liquefeito de petróleo – GLP derivado de petróleo e de gás natural; 
  • produtos farmacêuticos, de perfumaria, de toucador ou de higiene pessoal; 
  • máquinas e veículos de determinadas classificações; 
  • autopeças relacionadas nos Anexos I e II da Lei n° 10.485/2002, no caso de vendas para comerciante atacadista ou varejista ou para consumidores;
  • produtos classificados nas posições NCM 4011 (pneus novos de borracha) e 4013 (câmaras-de-ar de borracha); 
  • querosene de aviação; 
  • bebidas frias; 
  • álcool, inclusive para fins carburantes; 
  • biodiesel. 

Então, se acaso, você comercializa no atacado ou no varejo, algum desses produtos a receita relacionada a essas vendas não terá assim, incidência desses impostos. 

Veja como calcular o Simples Nacional com produtos com PIS/COFINS Monofásicos

Se acaso, sua empresa é optante pelo Simples Nacional, os valores dos produtos com PIS/COFINS  devem ser assim, informados separadamente das demais mercadorias. Isso é feito selecionando no aplicativo PGDAS da Receita Federal a atividade de revenda de mercadorias, com substituição tributária/tributação monofásica, e a opção tributação monofásica em relação ao PIS e a COFINS. 

Desse modo, o valor do imposto a recolher será menor, pois da alíquota encontrada para pagamento do DAS será deduzida os percentuais que corresponderiam assim, aos impostos de PIS e COFINS. 

Dessa forma, para ter certeza de que os produtos comercializados pela empresa são enquadrados no PIS/COFINS Monofásico e passar a economizar com os impostos, é essencial então, contratar um contador de confiança especializado em tributação monofásica. 

Nossos profissionais são capazes de tirar as suas dúvidas e fazer os procedimentos necessários para reduzir então, a carga tributária do seu negócio.

Você empreende nos mercados de Cosméticos, Perfumaria ou Autopeças? 

Sabia que se acaso, os impostos PIS/COFINS forem calculados de forma errada, [é possível restituir o pagamento a maior dos últimos 5 anos?]

Conte com nossa equipe especializada em recuperação de créditos para fazer essa análise. Então, que tal batermos um papo e, assim, fazermos uma análise tributária e então, sabermos se você está ou não jogando dinheiro fora?

Entre em contato conosco! 

Quero Agendar Uma Reunião - Contabilidade no Rio Grande do Sul | Gesswein Serviços Contábeis

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Gesswein?

Somos uma Empresa Contábil de Canoas – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @gessweinoficial

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
“Qual a importância da contabilidade para uma empresa?” Acreditamos que…
Back To Top