skip to Main Content
5 Maneiras De Reduzir A Rotatividade De Funcionários

5 maneiras de reduzir a rotatividade de funcionários

rotatividade de funcionários é algo que todo negócio com colaboradores experimenta. Até nossa empresa experimenta a rotatividade de funcionários. 

Colaboradores vem e vão e, está tudo bem, não é? Será?

Quando os funcionários saem, gera um custo muito alto para o negócio. Além das verbas rescisórias, leva tempo e dinheiro para encontrar e treinar um substituto. É por isso que o melhor para as empresas é reduzir o turnover tanto quanto possível.

Como reduzir a rotatividade de funcionários

Se você tem alta rotatividade de funcionários, garantimos que é de seu interesse reduzir isso, pode ter certeza.

Para sua sorte, você pode usar métodos simples, gratuitos ou com baixíssimos custos para convencer seus colaboradores a permanecer por perto. Confira estas 5 dicas valiosas que preparamos para você:

  1. Contrate as pessoas certas

Manter os funcionários começa com a contratação das pessoas certas.

Você provavelmente contrata funcionários que tenham habilidades mais latentes que correspondam à vaga em aberto. Mas, quantos de seus colaboradores se encaixam na cultura de sua empresa?

Você deve contratar funcionários que sejam comportamental e culturalmente empáticos com a sua cultura empresarial. Por isso, faça perguntas comportamentais na entrevista para descobrir como os candidatos reagem em determinadas situações.

Além disso, durante as entrevistas, certifique-se de mostrar o ambiente da empresa para os mesmos e fale sobre sua cultura no local de trabalho.

Espera-se que os candidatos se eliminem caso não se encaixem.

Se os funcionários não concordarem com o clima do seu ambiente de trabalho, garanto que eles não serão felizes. Eles não se darão bem com seus colegas de trabalho e se sentirão solitários.

Um candidato excelente que não corresponda aos comportamentos e à cultura do seu negócio não permanecerá por muito tempo. Eles irão, com certeza, oferecer suas habilidades em algum lugar onde eles se encaixam.

  1. Ofereça uma remuneração competitiva e benefícios

As pessoas querem ser bem remuneradas. Elas precisam cobrir suas despesas básicas, como:

  • moradia,
  • transporte, e
  • alimentação.

E a maioria das pessoas também quer ter dinheiro suficiente para despesas extras. Se você não pagar bem seus funcionários, eles encontrarão um negócio que irá.

Ao determinar a remuneração de seus funcionários, é bom fazer pesquisas de mercado sobre salários. Descubra o que seus concorrentes pagam para talentos com a mesma função. Pesquise uma faixa salarial competitiva com base em trabalhos semelhantes em sua localidade.

Por exemplo: se você deseja contratar um especialista em TI em Belo Horizonte – MG, considere o que outras empresas em BH pagam aos seus especialistas em TI.

E você não pode simplesmente determinar um salário e pronto. 

Colaboradores também querem receber bons benefícios. Ofereça benefícios competitivos para agradar sua equipe.  Em seguida, descubra os benefícios que seus concorrentes e outras empresas da sua área oferecem.

  1. Elogie em Público

Seus funcionários precisam de incentivo e reconhecimento.

Quando um colaborador fizer algo certo, mostre sua gratidão. Quando terminarem um projeto grande e difícil, ou então apresentarem um projeto antes do prazo final, parabenize-os. Mostre-lhes que você reconhece o trabalho duro deles.

Agora, não se sinta na obrigação de elogiar seus funcionários por tudo que eles fazem. Você não precisa, por exemplo, elogiar um funcionário por tarefas pequenas e cotidianas. Mas, quando os funcionários realmente fizerem algo que valha a pena, glorifique-o!

O objetivo aqui é criar um ambiente de trabalho positivo e encorajador. Quando os funcionários se sentem respeitados, reconhecidos, desejados e motivados, é mais provável que eles permaneçam.

E o melhor de tudo, esse método para diminuir a rotatividade dos funcionários é gratuito.

Você apenas tem que usar suas palavras!

  1. Crie um plano de Carreira

Se um profissional ficar estagnado em um emprego por muito tempo,  consequentemente, começará a procurar outro emprego onde possa avançar na carreira.

A maioria dos funcionários quer aumentar suas habilidades e conhecimentos e subir na carreira. Mostrar aos funcionários um plano de carreira projetado dá a eles um senso de direção e propósito.

Você deve apresentar aos seus colaboradores um plano de carreira claro. Se responda:

Onde eles poderão chegar em sua empresa?

Você pode ajudar seus funcionários a avançar em sua carreira.  Mas como?

Treinando e indicando formas de avançar. Você também pode investir em cursos e especializações para eles. Dê-lhes oportunidades de aprender novas habilidades e praticá-las.

  1. Permitir horários de trabalho flexíveis

Se for possível, permita horários de trabalho flexíveis.

Horários de trabalho flexíveis permitem que os funcionários ajustem seu tempo de trabalho e localização, o que também possibilita que eles criem um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Seus colaboradores podem buscar coisas além do trabalho, ir a compromissos e cuidar de suas famílias.

Horários de trabalho flexíveis não são possíveis para todas as empresas, afinal, seus funcionários podem precisar estar “in loco” em horários específicos, mas ainda existem maneiras de oferecer flexibilidade, como horários de almoço adaptáveis, por exemplo!

Muitas empresas estão adotando horários de trabalho flexíveis, onde seus funcionários podem exercer as suas funções, inclusive em Home Office, e fazer suas próprias jornadas de trabalho.

Entenda que seus colaboradores têm vidas fora do trabalho, e quando profissionais contratados podem viver suas vidas fora do trabalho, ficam mais satisfeitos e menos distraídos ao realizarem as suas tarefas.

Conclusão

Sempre haverá funcionários que irão querer deixar o seu negócio. Eles:

  • encontrarão empregos nos quais estão mais interessados,
  • mudarão de carreira,
  • decidirão se tornar do lar ou talvez iniciar seu próprio negócio.

A rotatividade de funcionários, infelizmente, não pode ser eliminada completamente, mas você pode reduzi-la criando um ambiente de trabalho harmonioso, produtivo e muito feliz! As pessoas amam permanecer onde se sentem bem…

Pense nisso e sucesso!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Gesswein?

Somos uma Empresa Contábil de Canoas – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @gessweinoficial

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Conhece a tributação de cosméticos? Descubra quais são os impostos…
Back To Top